Controle e Prevenção na Pandemia e Pós Pandemia – Desafios para 2021

Nos últimos meses, experienciamos com a pandemia do novo Coronavírus situações na área da saúde em proporções nunca vistas antes, tanto positivas quanto negativas. Hospitais, Centros de Pesquisas e Profissionais de saúde do mundo todo estão trabalhando juntos para garantir maneiras de oferecer o máximo de proteção e tratamento a toda população até que seja encontrada uma forma definitiva de erradicar o vírus.

E assim surgiu a ideia desta LIVE sobre Controle e Prevenção na Pandemia e Pós Pandemia organizada pela LHP Tecnoclean, que contou com a mediação do empresário perito em limpeza e higienização profissional Ary Chamon, com a apresentação de temas feito por um time de especialistas da área de saúde que estão na linha de frente do combate diário dessa realidade.

Foram abordados pontos chave sobre o assunto como: Mudanças nas estruturas hospitalares para atender as altas demandas ocasionadas pela pandemia; Implementação contínua de educação e comunicação; O impacto da pandemia nos profissionais de saúde; O que mudou na higienização hospitalar com a pandemia.

O vídeo do evento está disponível em nosso canal do Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=QNd-7m7lmf0.

Neste time estavam presentes:

  • Silvana Torres - Graduada em enfermagem pela USP - Universidade de São Paulo; Mestre em ciências pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Administração Hospitalar; Pós-graduada em Desenvolvimento Organizacional e Enfoque Sistêmico na Administração pela FEA – Faculdade de Economia e Administração da USP; Coautora do Manual da ANVISA – Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Limpeza e Desinfecção de Superfícies, 2010 e 2012; Autora do livro “ Limpeza e Desinfecção de Superfícies Ambientais em tempos de pandemia de COVID-19”, 2020; Coautora do livro ”Gestão dos Serviços de Limpeza e Desinfecção de Superfícies e Processamento de Roupas em Serviços de Saúde”, 4ª Edição, 2014; Fundadora e primeira Presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar (presidente na gestão 2001-2003); Consultora em Limpeza e Desinfecção de Superfícies Ambientais, Biossegurança e Produtos para a Saúde há mais de 20 anos.

 

  • Isabel Oshiro - Formada em Enfermagem e Licenciatura pelo Universidade de Mogi das Cruzes em 1997; Mestre pela Faculdade de Enfermagem da USP em 1999; Enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do HCFMUSP desde 1991 e da CCIH do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP desde 2019; Além de ser Coordenadora do curso de Especialização em Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do HCFMUSP desde 2005.

 

  • Rubia Miossi – Graduada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2010), especialista em Infectologia pela Universidade Federal do ES. Atua na área de Doenças Infecciosas, incluindo Infecção hospitalar, HIV e Hepatites e doenças emergentes e reemergentes.

 

  • Marcia Baraldi - Graduada em Enfermagem e Obstetrícia com habilitação em licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos (1994); Mestre pela Universidade de São Paulo na área de Cuidado em Saúde. Especialização de longa duração em Enfermagem em Cardiologia e em Cuidados Intensivos e MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção; Atuando no presente como Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde trabalha desde 1998. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Doenças Contagiosas e Processos de Acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação - CBA/JCI.